quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Queimaduras

 As queimaduras são lesões da pele, geralmente provocadas pela exposição a um calor intenso ou pelo contato com um agente químico.
 Existem 3 graus de queimaduras:
Queimadura de primeiro grau: é quando apenas a epiderme é afetada. Por exemplo: queimaduras de sol.
Queimadura de segundo grau: podem ser superficiais, quando a epiderme e uma parte da derme forem afetadas, e profundas, quando a totalidade da epiderme e da derme for destruída. A queimadura profunda necessita dos cuidados de um médico.
Queimadura de terceiro grau: trata-se da carbonização da pele, onde a epiderme, a derme, e a hipoderme são destruídas. Neste estágio, o acompanhamento médico torna-se indispensável.
FLICTENA
 Flictena é uma levação revestida por epitélio contendo líquido e com mais de 1 cm. É sinônimo de bolha. Quando nós no queimamos, o nosso sistema linfático manda um líquido para ajudar o seu corpo a conter a queimadura, assim, evitando perda de sais minerais e água.
APÓS A QUEIMADURA:
 Não existe produto ou receita caseira que alivie na hora as dores e as lesões causadas pela queimadura. Pelo contrário: passar qualquer coisa aumenta o risco de infecção por bactérias, já que a pele fica mais vulnerável. O ideal é sempre usar água para resfriar a área atingida. O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhá-la e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.
Outro cuidado é retirar acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos. Também é preciso tomar uma série de cuidados nos dias seguintes. As bolhas formam uma proteção natural do local queimado e não devem ser estouradas, porque isso aumenta o risco de infecção. O uso do algodão também não é indicado, pois ele pode grudar nos ferimentos.
Queimaduras (Foto: Arte/G1)

 O gelo direto na pele pode queimar? 
  Quando dois corpos a temperaturas diferente são colocados em contato inicia-se um processo de transferência de energia do corpo mais quente para o corpo mais frio. O processo de transferência de energia acaba quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, ou seja, quando os dois corpos atingem o equilíbrio térmico. O gelo mantido sobre a sua pele diminui a temperatura das células levando-as à morte, isso resulta em uma lesão na pele, caracterizada pela queimadura.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Termologia

                                   Propagação de calor 

A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. 
condução térmica, é um processo lento de transmissão de energia, sempre no sentido das temperaturas mais altas para as mais baixas. Só é possível em meios materiais e tende a ser mais acentuada em sólidos, onde a interação entre as partículas é maior. 
Exemplos: 
As panelas são feitas de metal porque são os melhores condutores de calor por condução

- As panelas são feitas de metal porque são os melhores condutores de calor por condução.
- O gelo é um excelente isolante térmico. Os esquimós o utilizam para fazerem suas moradias que se denominam iglus.
Na convecção térmica, as partes diferentemente aquecidas de um fluido movimentam-se no seu interior devido às diferenças de densidades das porções quente e fria do fluido. Tanto a convecção como a condução não podem ocorrer no vácuo, pois necessitam de um meio material para que possam ocorrer. É uma forma de transferência de calor que acontece somente em fluidos, isto é, nos líquidos, gases e vapores. 
Exemplos:
Observe como se forma a corrente de convecção
- Observe como se forma a corrente de convecção quando a água está fervendo. 
Convecção 
- A geladeira é um exemplo de convecção térmica
irradiação é a propagação de energia através de ondas eletromagnéticas. Quando a energia dessas ondas é absorvida por um corpo, intensifica-se a agitação de suas moléculas, acarretando aumento de temperatura. Esse tipo de propagação energética pode ocorrer no vácuo. As características dessa radiação dependem da temperatura que o corpo se encontra, verificando-se que quanto maior a temperatura maior a frequência e maior a intensidade de energia irradiada. 
Exemplos:

Radiação, condução e convecção
- O Sol aquece a Terra por meio do processo de irradiação
Podemos nos aquecer nas proximidades de uma lareira, sem ter contato direto com o fogo, graças ao processo de condução do calor por irradiação
- Podemos nos aquecer nas proximidades de uma lareira, sem ter contato direto com o fogo, graças ao processo de condução do calor por irradiação

GARRAFA TÉRMICA

Garrafa térmica ou vaso de Dewar é um aparelho com o objetivo de conservar a temperatura do seu conteúdo, no maior intervalo de tempo possível.
Como funciona?

Rafaela, Alexandra e Letícia