quarta-feira, 25 de março de 2015

Bom, nosso blog vai abordar vários assuntos, principalmente sobre o surgimento do universo, um assunto muito questionado.
Para entendermos melhor sobre as grandes teorias vamos explicar a diferença entre cosmogonia e cosmologia.

COSMOLOGIA:
 É a parte da astronomia que estuda a origem, a evolução do \universo apartir de fatos científicos.

COSMOGONIA:
Estuda as versões do surgimento do Universo com base nas lendas ou em mitos. Como não tem testemunhas, as teorias da formação do mundo assentam-se na fé.

Uma Teoria bem aceita é a teoria do Big Bang.
 Os cosmológos usam esse nome para se referir a ideia de que o universo estava muito quente e denso e começou a se expandir.
 Embora o nome "Big Bang" nos remeta à ideia de uma espécie de explosão, na verdade, o que ocorreu foi uma expansão.




MODELOS DO UNIVERSO:
-GeocêntricoAcreditavam que a Terra estava no centro do Universo:



-Heliocêntrico:Acreditavam que o Sol estavca no centro do Universo:


ECLIPSE:
Eclipse é um evento astronômico,occore o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interpooutro corpo celeste. Os eclipses mais csição de um omuns e conhecidos são o do Sol e o do Lua.

Eclipse Solar: A Lua (Nova) move-se para uma posição localizada entre o planeta Terra e o Sol. Logo, a sombra da Lua incide sobre o nosso planeta.
eclipse solar parcial: somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar.
O eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.

Resultado de imagem para eclipse solar 

 Eclipse Lunar:  É um fenômeno que ocorre quando a Lua(Cheia) é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da terra . Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.
   

Efeito que a Lua tem sobre a Terra:
-Efeito nas marés


As marés na Terra são essencialmente provocadas pela variação de intensidade da força gravitacional da Lua de um lado para o outro do planeta, a qual é denominada força de maré. Isto forma duas dilatações de maré na Terra, mais facilmente observáveis em alto mar na forma de marés oceânicas. A atração gravitacional do Sol nos oceanos da Terra é de cerca de metade da Lua, sendo a interação entre ambas a responsável pela mudança das marés.